A Sustentável Viver lhe dá boas-vindas!

Vista panorâmica de Belo Horizonte. Imagem de boas vindas da Sustentável Viver
Foto: vista panorâmica de Belo Horizonte (Gabriela Dias Macedo).

O planeta não está vivendo seus melhores dias e isso não é novidade para ninguém. Muitas vezes, pensamos que não podemos participar ativamente na busca por melhorias, mas podemos sim! Em nossa rotina diária, mesmo em grandes cidades, há tantas coisas que podemos fazer! Meu objetivo com esse blog é divulgar ações para uma vida mais sustentável e condizente com os limites do planeta.

A busca por uma vida mais sustentável não é concluída de um dia para o outro, mas envolve mudanças diárias ao longo do tempo. Quero que essa página também seja um canal de trocas, para que possamos realizar essa busca mais rapidamente e da melhor maneira possível. Aqui, quero mostrar várias ações que podem tornar seu dia a dia mais sustentável de acordo com suas condições e com sua disponibilidade, apresentar opções de produtos sustentáveis, falar de empresas legais e pessoas inspiradoras.

Mas antes de tudo, o que a palavra Sustentável significa?

Essa palavra está na moda e a gente vê ela estampada em um monte de lugares, mas se você parar para pensar, sabe dizer o que ela significa?

Isolada do viés ambiental, Sustentável significa “que tem condições de se manter ou conservar” (Dicionário Aurélio de Português Online), mas seu uso voltado para questões ambientais foi oficializado pela primeira vez em 1987 no relatório da ONU  Nosso Futuro Comum, mais conhecido como Brundtland Report. Nele, ficou estabelecido que Desenvolvimento Sustentável, de forma resumida,  consiste num desenvolvimento que utiliza os recursos da Terra para atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer a disponibilidade dos mesmos para as gerações futuras.

Desde então, o termo Desenvolvimento Sustentável foi sendo aperfeiçoado e hoje é mais comumente definido pelo Tripé da Sustentabilidade (Triple Bottom Line): o tripé econômico, social e ambiental. O conceito do Tripé da Sustentabilidade foi desenvolvido por John Elkington e acatado pela ONU na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Resumidamente, qualquer ação em direção ao desenvolvimento sustentável deve ser economicamente viável (pilar econômico), socialmente justa (pilar social) e envolver uma gestão inteligente dos recursos naturais de modo a evitar a degradação do planeta (pilar ambiental).

Tripé da sustentabilidade. O que ser sustentável realmente significa?
Imagem: QSMA Consult

 

Em minhas escolhas de consumo e ações diárias, tenho procurado encaixar o conceito do Triple Bottom Line e quero mostrar para vocês como aqui. 

Caso você queira ler mais sobre esse assunto, clique aqui para acessar o artigo que me ajudou a escrever esse post.

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

2 thoughts on “A Sustentável Viver lhe dá boas-vindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *