3 ingredientes para limpar a casa de maneira sustentável e econômica

No último post, falei sobre os problemas que os produtos de limpeza convencionais  podem causar à nossa saúde e ao meio ambiente e também sobre várias marcas que estão se popularizando por utilizarem ingredientes naturais e demonstrarem preocupação em serem mais sustentáveis, desde a produção até a casa do consumidor. Porém, se você quiser fazer limpeza sem gastar muito dinheiro, existem três ingredientes naturais que já temos em casa que podem ser combinados e usados na limpeza da casa.

Se você quiser fazer limpeza sem gastar muito dinheiro, existem três ingredientes naturais que já temos em casa que podem ser combinados e usados na limpeza da casa.
Imagem: bathshop.me

 

Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato é um composto básico (pH 8-9) muito versátil, especialmente por suas propriedades de agente neutralizante e tamponante.

Vinagre de Álcool

O vinagre é formado a partir da fermentação do álcool etílico por bactérias acéticas e, no Brasil, o de álcool é fabricado a partir da cana-de-açúcar. Ele possui pH ácido e, por isso, não estraga com facilidade. Além disso, contém ácido acético, que inibe crescimento de bactérias e fungos.

Sabão de Coco

O sabão de coco natural promove uma limpeza mais suave, sem agredir  e estragar as roupas. Porém, muitas marcas produzem sabões de coco altamente industrializadas e tão agressivos para a saúde e o meio ambiente quanto os demais produtos de limpeza convencionais. Muitas deles, possuem apenas aromatizante de coco. Já existem marcas no mercado vendendo sabões de coco naturais e mais sustentáveis como a Milão, a Positiv.a, Biowash e Ufe.

Como utilizar esses ingredientes

Para desentupir ralos

Essa receita é da Lauren Singer, do Trash is for Tossers.

  • 1/2 copo de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de vinagre de álcool
  • 1 litro de água fervente
  • tampa para a pia

Basta colocar o bicarbonato no ralo da pia, adicionar 1/2 copo de vinagre e tampar imediatamente, aguardando por aproximadamente 2 minutos. Depois, é preciso adicionar o restante do vinagre, tampar novamente e aguardar alguns segundos. Em seguida, basta despejar a água fervente no ralo.

 

Produto de limpeza multifuncional

Essa receita também é da Lauren, de Trash is for Tossers e pode ser usada como removedor de manchas, removedor de mofo, amaciante (a Cristal, do Um Ano sem Lixo usa só o vinagre) e limpador de espelhos, azulejos e superfícies.

  • água
  • vinagre de álcool
  • óleo essencial (opcional)
  • frasco com spray

Basta encher a metade do frasco com água, preencher o restante com vinagre e adicionar algumas gotas de óleo essencial. Para limpar as superfícies, você pode utilizar a flanela de algodão reciclado e PET da Positiv.a.

 

Sabão Líquido para Roupas

Essa receita é utilizada pelo ateliê da Flávia Aranha, uma marca de roupas brasileira artesanal e sustentável.

  • 200g de sabão de coco natural em barra
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3L de água
  • 50mL de álcool (a Thaís Farage não usa na receita dela para lavar roupas pretas)
  • 10mL de óleo essencial (opcional)

Basta ferver os 3L de água, ralar ou picar o sabão de coco, adicionar as raspas de sabão na água até elas se dissolverem, adicionar o álcool (opcional), o bicarbonato e, por último, o óleo essencial (opcional). Depois, basta mexer tudo por cinco minutos, deixar descansar por uma hora e colocar em um recipiente. A Cristal, do Um Ano sem Lixo, também usa essa receita para lavar louças, banheiro e ambientes em geral.

 

Sabão de Coco em Pó para Roupas

Essa receita é da Cristal, do Um Ano sem Lixo.

  • 100g desabão de coco em barra
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de carbonato de sódio (não é tão fácil de achar, mas você pode fazer). O processo consiste em, basicamente, levar o bicarbonato ao forno por 40 minutos).

Basta ralar a barra de sabão e, em seguida, levar as raspas ao processador ou liquidificador. Depois, basta adicionar os outros ingredientes e misturar.

Combinando Bicarbonato de sódio, vinagre de álcool e sabão de coco de diferentes maneiras podemos fazer várias receitas que substituem a maioria dos produtos de limpeza que compramos. Com elas, fazemos uma limpeza mais sustentável da casa e também economizamos dinheiro. Além disso, já temos bicarbonato e vinagre na cozinha, o que torna o processo muito mais prático.

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *