Guia de marcas de maquiagem para uma rotina de beleza mais sustentável

A busca por produtos mais naturais e sustentáveis tem crescido cada vez mais e o número de marcas oferecendo esses produtos também. Já falei por aqui sobre marcas sustentáveis de produtos de limpeza  e também montei um guia de lojas slow fashion para compras mais sustentáveis de roupas e acessórios. Como essa busca tem acontecido para todos os tipos de produtos, as marcas de maquiagem naturais, orgânicas e veganas têm se tornado cada vez mais populares e oferecido uma diversidade cada vez maior de produtos.

As marcas de maquiagem naturais, orgânicas e veganas têm se tornado cada vez mais populares e oferecido uma diversidade cada vez maior de produtos.
Imagem: Brittany Neal/ Unsplash

Essa busca por marcas diferentes de cosméticos cresceu principalmente devido à preocupação crescente com os ingredientes presentes nos produtos convencionais, como BPA e Cloreto de Benzalcônio, conhecidos como potenciais causadores de diversos problemas de saúde (O BPA, por exemplo, é famoso por ser citado em estudos como causador de problemas no sistema endócrino). O número de pessoas que buscam por cosméticos veganos também tem aumentado e várias das novas marcas de maquiagem têm tentado atender a esses dois públicos.

Na busca por cosméticos naturais, orgânicos e veganos, muitas pessoas podem se confundir com esses conceitos, mas resumidamente, cosméticos naturais  precisam conter, no mínimo, 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos em sua composição, cosméticos orgânicos precisam conter, no mínimo, 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação e produtos veganos não podem possuir ingredientes de origem animal e nem serem testado em animais.

Marcas de maquiagem

Dona Orgânica: marca brasileira de cosméticos orgânicos certificada pela EcoCert, instituição europeia que é referência mundial em inspeção e certificação de produtos orgânicos e naturais. Ela também não realiza testes em animais.

Cativa Natureza: A marca busca difundir o conceito de cosméticos livres de substâncias agressoras à saúde e ao meio ambiente e não utiliza espécies de frutas e flores em extinção. Todo o processo de produção, extração e processamento de matérias-primas são rastreados e certificados por renomados institutos nacionais e internacionais. Além disso, todos os cosméticos não são de origem animal ou testados em animais.

Glory by Nature: empresa de cosméticos orgânicos e veganos que busca oferecer produtos seguros, saudáveis, livres de agrotóxicos, derivados de petróleo, químicos ou metais pesados. Prioriza a relação com fornecedores que produzem em parceria com as comunidades que cultivam ou extraem da natureza os ingredientes que utilizam e todas as suas embalagens são recicláveis ou biodegradáveis.

Labot: a marca preza pelo uso de ingredientes naturais para produzir hidratantes labiais e, apesar de nem todos os seus produtos serem veganos (alguns contém cera de abelha), a marca não realiza teste em animais.

Herbia: a marca produz, dentre outros cosméticos, batons e máscaras para cílios. Todos os produtos são organicos e, apesar da marca não ser vegana, não realiza teste em animais.

Simple Organic: a marca produz cosméticos veganos e grande parte deles são certificados como orgânicos. Além disso, são certificados com o selo Eu Reciclo, que garante 100%  da reciclagem do volume de embalagens gerado na venda de seus  produtos. O selo funciona através da compensação ambiental, conectando a  marca a recicladores, com responsabilidade social.

Bioart: a marca oferece maquiagens bionutritivas com ingredientes 100% naturais, livres de toxinas e veganas. Além disso, suas embalagens são recicláveis e/ou reutilizáveis (muitos produtos têm refil).

A Bioart oferece maquiagens bionutritivas com ingredientes 100% naturais, livres de toxinas e veganas. Além disso, suas embalagens são recicláveis e/ou reutilizáveis (muitos produtos tem refil)
Imagem: Blush Bionutritivo da Bioart (bioart.eco.br)

 

Baims: a marca alemã é vegana e oferece linhas de maquiagem completas com produtos 100% naturais, com uma seleção de ingredientes orgânicos certificados. Também se preocupa com as embalagens, utilizando ​cada vez mais o bambu e oferecendo sistema de refil para muitos dos produtos em pó, e muito em breve para os batons também.

Alva: Alva Naturkosmetik é uma marca alemã de cosméticos naturais, orgânicos e veganos. Oferece  12 linhas e dezenas de produtos que oferecem cuidados especiais para as necessidades de todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.

Face It: a marca produz várias linhas de batons veganos e livres chumbo, parabenos, petrolatos e qualquer outro ingrediente tóxico. Suas fórmulas são feitas com ingredientes naturais de extratos vegetais e minerais.

Organela: a marca oferece linhas de maquigem desenvolvidas com fórmulas naturais, ricas em óleos e manteigas vegetais naturalmente ricos em vitaminas e ácidos graxos. Além disso, não possui ingredientes de origem animal em seus produtos e não realiza testes em animais.

Onde comprar?

Todas essas marcas possuem lojas online e algumas delas informam em seus sites onde seus produtos podem ser encontrados em lojas físicas. Porém, existem muitas lojas online que vendem cosméticos naturais, orgânicos e veganos de diversas marcas, o que torna a compra de cosméticos mais prática e barata, já que nos permite comprar cosméticos de diversas marcas e pagar apenas uma taxa de frete. Algumas dessas lojas online são a Tamarindo, Beleza Mais Natural, Laranja Doce, e-cosmetique, Nathu Market e Silvestria Store.

E as marcas tradicionais?

Nem todas as marcas de cosméticos tradicionais estão alheias às mudanças de mentalidade e hábitos de seus clientes. Dentre essas marcas, a Natura tem se destacado por sua preocupação com a sustentabilidade. A marca prioriza ingredientes vegetais em suas fórmulas, evitando substâncias petroquímicas, não realiza testes em animais desde 2006, prioriza o uso de embalagens recicladas e recicláveis em seus produtos e se preocupa com a origem de suas matérias-primas. A marca também publica relatórios anuais com seus resultados econômicos e socioambientais. Então, se for comprar cosméticos de uma marca tradicional, A Natura é uma opção bem legal.

 

 

 

 

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *