Algodão e cotonetes: problemas ambientais e alternativas sustentáveis

Eu já falei aqui um pouco sobre os impactos que a cultura de fast fashion tem causado à produção de algodão, que tem demandado uso cada vez maior de pesticidas. Além de sua produção para a moda, discos e mais discos de algodão precisam ser produzidos para suprir a demanda da indústria de beleza. Outro item que, além de demandar algodão, causa uma série de outros problemas ambientais é o cotonete, mas alternativas práticas e mais sustentáveis para esses dois vilões descartáveis estão se tornando cada vez mais populares.

Além de sua produção para a moda, rolos e rolos de algodão precisam ser produzidos para suprir a demanda da indústria de beleza
Imagem: Trisha Downing/ Unsplash

Algodão

A produção de algodão convencional (algodão transgênico) corresponde a 3% da agricultura mundial e, sozinha, é responsável pelo consumo de 25% de todo o agrotóxico usado no mundo. Para cada 500 gramas produzidos, são utilizados 150 gramas de pesticidas e fertilizantes químicos. Associadas a esse uso abusivo de substâncias químicas, estão a poluição do solo e da água e doenças como Parkinson, depressão e má formação congênita, especialmente em pessoas que têm contato direto com esses produtos.

Como substituir o algodão na rotina de beleza?

Os discos de algodão podem ser facilmente substituídos por discos de crochê ou tecido. Eu encomendei o meu kit de discos na loja online da Beleza Mais Natural, que eu já mencionei aqui, mas eles também podem ser encontrados na loja da Paz em Gaia. A Paninhos também produz discos de tecido. Basta lavar após limpar o rosto ou retirar a maquiagem e deixar secar para utilizar novamente.

Os discos de algodão podem ser facilmente substituídos por discos de crochê ou tecido.
Foto: Isabella Menezes

Cotonetes

Eu já falei aqui sobre os problemas que os plásticos descartáveis têm causado ao meio ambiente, especialmente aos oceanos, e os cotonetes são um dos maiores vilões! De acordo com a Marine Conservation Society, os cotonetes foram a sexta forma de poluição mais encontrada nas praias britânicas em 2016. Isso acontece, principalmente, porque muitas pessoas descartam eles no vaso sanitário e os sistemas de tratamento de esgoto nem sempre conseguem filtrá-los. Indo para o oceano ou para os aterros, cotonetes com hastes de plástico permanecem no ambiente por centenas de anos, mas alternativas mais sustentáveis estão se popularizando.

De acordo com a Marine Conservation Society, os cotonetes foram a sexta forma de poluição mais encontrada nas praias britânicas em 2016.
Foto: Justin Hofman (revistagalileu.globo.com)

Como susbstituir os cotonetes com hastes plásticas no dia a dia?

Eles não são muito recomendados por médicos para limpar os ouvidos, já que podem causar ferimentos ou perfurar o tímpano, mas muita gente usa eles na rotina de beleza também. Para as poucas vezes que eu preciso usar, comprei cotonetes com hastes de papel na loja da Paz em Gaia. As hastes de papel levam muito menos tempo para se decompor e são feitas a partir de matéria prima renovável.

Com cinco discos de crochê e uma caixa de cotonetes com hastes de papel, podemos evitar que centenas de rolos de algodão sejam consumidos e centenas de cotonetes de plástico poluam o oceano e perdurem por centenas de anos no planeta.

 

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *