Por que aluguei uma mala para viajar e o que isso tem a ver com sustentabilidade

No último fim de semana, viajei com uma amiga para São Paulo e precisava de uma mala pequena para levar meus pertences. Como a mala que tenho em casa é muito grande, pensei em comprar uma nova, mas, há um tempo, conheci a GetMalas, uma empresa de aluguel de malas, então resolvi alugar uma. Alugar é mais sustentável do que comprar e essa é uma tendência nova e crescente.

Dentre vários outros benefícios, alugar é mais sustentável do que comprar e essa é uma tendência nova e crescente.
Foto: Lea Saiz

Aluguel e sustentabilidade

A Economia Linear, baseada no “extrair, consumir, descartar”, não pode mais ser sustentada pelo planeta por muito tempo e, gradativamente, está perdendo espaço para a Economia Circular, que propõe um novo modelo de organização social e econômica e presume que nem sempre precisamos possuir um objeto, mas sim usufruir dos serviços e benefícios prestados por ele. Essa é a ideia presente no aluguel de malas, roupas e até carros! Com a Economia Circular, menos produtos precisam ser fabricados, já que um único produto pode ser usado várias vezes, por pessoas diferentes, em momentos diferentes e isso gera grande economia de matérias primas e energia, além de reduzir significativamente a geração de resíduos!

O modelo de Economia Circular presume que não precisamos possuir um objeto, mas sim usufruir dos serviços e benefícios prestados por ele e esse conceito está presente no aluguel de uma mala.
Imagem: esquema ilustrando a economia circular (ideiacircular.com)

Outros benefícios do aluguel

Os benefícios do aluguel de uma mala vão além da sustentabilidade. A não ser que você trabalhe viajando, precisa de malas pouquíssimas vezes por ano, muitas vezes, de tamanhos diferentes, dependendo da viagem que vai fazer (à trabalho, para a praia, viagem internacional…). Muitas pessoas não tem espaço suficiente para guardar malas em casa e, ao alugar, não precisamos nos preocupar com isso. Alugar também traz mais praticidade e economia para nossa vida, pois não exige tempo de pesquisa de custo benefício e, dependendo do modelo, o valor de um aluguel para uma semana pode corresponder a 10% do preço de uma mala nova! Além disso, caso ocorra algum dano na mala, não precisamos arcar com os custos.

Alugar também traz mais praticidade e economia para nossa vida, pois não exige tempo de pesquisa de custo benefício e, dependendo do modelo, o valor de um aluguel para uma semana pode corresponder a 10% do preço de uma mala nova.
Imagem: aluguel de malas pela Get Malas (getmalas.com.br)

Apesar de o apelo para comprar e possuir objetos ainda ser muito grande ao nosso redor, especialmente na mídia, a sustentabilidade vem ganhando força e a experiência com o aluguel de mala se mostrou muito positiva para mim.

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *