Guia de brechós para um armário mais sustentável

Tempo de leitura: 4 minutos

No primeiro post em que falei sobre moda, listei os vários problemas ambientais e sociais que estão associados ao fast fashion. Muitas marcas desse movimento costumam lançar 52 coleções ao ano, incentivar o consumo e o descarte compulsivos de roupas e colocar preços cada vez mais baixos nelas às custas dos salários e direitos trabalhistas de quem as produz. Aqui, falei sobre o movimento do slow fashion e listei algumas marcas adeptas desse movimento. Para aqueles adeptos a uma moda mais sustentável, brechós e guarda-roupas compartilhados também podem ser uma ótima opção!

Brechós

Brechós são excelentes alternativas para um guarda-roupa mais sustentável
Foto: Brilhantina Brechó em Belo Horizonte (http://www.soubh.com.br)

Eles são uma ótima opção para comprar roupas de forma mais consciente, já que as roupas compradas são de segunda mão. Ao comprar de um brechó deixamos de gerar a demanda pela produção de novas peças que, por sua vez, exigem a exploração de recursos como água, algodão e poliéster, que é plástico! Além disso, muitas peças vendidas em brechós são únicas, o que adiciona personalidade ao nosso armário. Nos brechós, também podemos lucrar negociando aquelas roupas que não queremos ou não nos servem mais. Grande parte deles consignam ou compram peças de roupas de clientes.

Onde encontrá-los?

Belo Horizonte

Existem vários brechós nas capitais e, em BH, conheço e recomendo dois deles:

  • Brilhantina Brechó: esse é o meu favorito. Quando entramos nele, a sensação é de estar em outra década, a de 50 ou 60 mais especificamente! As roupas são lindas, bem selecionadas e têm preços acessíveis. A maioria das roupas tem aparência retrô ou clássica.
  • Dorotea Brechó: o Dorotea  é incrível e também tem roupas lindas, bem selecionadas e com preços bem variados!

Há uma lista com alguns outros aqui também!

São Paulo

  • Frou Frou Vintage: quando estive em São Paulo, fui ao Frou Frou Vintage e me apaixonei. O brechó tem uma diversidade enorme de roupas vintage e de marca e também faz entregas para todo o Brasil!

Há uma lista com vários outros aqui também!

Guarda-roupas Compartilhados

Os guarda-roupas compartilhados oferecem planos de assinatura mensais para o aluguel de certo número de peças
Foto: espaço da Roupateca em São Paulo (aroupateca.com)

Como funcionam?

Esse tipo de negócio ainda está em expansão e oferece planos de assinatura para o aluguel de peças de roupas. E o que tem de bom nisso? Os guarda-roupas compartilhados  podem ser ótimos para alugar uma roupa para um evento específico ou para uma semana atípica de trabalho, com muitos eventos que exigem roupas que não temos em nosso guarda-roupas, por exemplo. Também podem ser ótimos para viagens que exigem muitos casacos de frio que ficariam guardadas por longos períodos no armário depois.

Onde encontrá-los?

Roupateca

A Roupateca, que fica em São Paulo, oferece três planos de aluguel, os Planos P, M e G. No Plano P, podemos pegar até 1 peça por vez, aproveitá-la por até 15 dias e trocar por outra peça quando desejarmos. No Plano M, podemos pegar até 3 peça por vez e, no Plano G, podemos pegar até 6 peças! Ela também oferece  planos de viagem, o que pode ser legal para pessoas que vão viajar para países de clima frio, por exemplo.

Hábito

Em Belo Horizonte, temos o Hábito, guarda-roupa compartilhado da Casa Juta. No Hábito, são oferecidos três planos: o “Quero Style”, em que escolhemos 1 peça para usar por três dias, o “Quero Look”, em que escolhemos 3 peças para usar por cinco dias e o plano “Quero Closet”, em que escolhemos 10 peças para usar por trinta dias!

Enjoei

O site Enjoei é um espécie de conjunto de brechós e lojas online, onde podemos vender o que não queremos ou não nos serve mais e comprar de outras pessoas. Normalmente, os produtos vendidos no site são usados e os preços são super variados. Para comprar e vender no site, podemos criar nossa conta, que lá e chamada de Lojinha, tirar fotos e publicar os produtos que queremos vender. Também podemos procurar por produtos que nos interessam e seguir aquelas Lojinhas que mais gostamos. Grande parte do que está à venda no site são roupas e acessórios, mas encontramos artigos para casa, decoração e livros lá também!

O site Enjoei é um espécie de conjunto de brechós e lojas online, onde podemos vender o que não queremos ou não nos serve mais e comprar de outras pessoas.
Imagem: página inicial do site Enjoei (enjoei.com.br)

Além de serem uma alternativa para compras mais sustentáveis, brechós movimentam a economia local e geram renda, mas é claro que comprar de segunda mão não justifica comprar compulsivamente. Devemos sempre pensar bem antes de consumir, já que roupas são produtos duráveis!

Já Guarda-roupas compartilhados nos permitem diversificar o armário e testar novas possibilidades para nosso estilo sem nem mesmo precisar comprar novas peças. Também podem ser ótimas opções para aluguel de roupas de festa e até mesmo de viagem, que não usamos constantemente e ficam paradas por longos períodos no armário.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *