Já falei aqui no blog sobre o descarte apropriado de uma série de resíduos, como eletroeletrônicos, óleo vegetal e medicamentos. Muitas vezes, nem mesmo sabemos ou paramos para pensar que existe descarte apropriado para resíduos como esses o que tambpem ocorre com os pneus!
Segundo o SEST SENAT, no Brasil, são descartados, pelo menos, 450 mil toneladas de pneus por ano, o que corresponde a aproximadamente 90 milhões descartados anualmente. Além disso, a produção de automóveis vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Segundo a Anfavea, em 2017, mais de 2 milhões de automóveis foram fabricados no Brasil.
O descarte inapropriado de pneus pode trazer uma série de danos ambientais e sociais, como os que listei a seguir.
O que NÃO fazer com pneus inservíveis?
- Descartá-los em rios e lagos, gerando poluição;
- Descartá-los em aterros ou na coleta pública: devido ao seu grande volume, associado a sua degradação muito lenta, os pneus reduzem muito a vida útil de aterros!
- Queimá-los: quando ficam sujeitos a queima acidental ou intencional, os pneus liberam fumaça com alto teor de substâncias tóxicas, ocasionando poluição do ar e problemas respiratórios na população;
- Descartá-los em terreno baldio: quando descartados em locais como esses, tendem a reter água de chuva, criando ambiente propício para a proliferação de doenças como dengue e chikungunya!
Qual é o destino certo para os pneus inservíveis?
Segundo a Resolução CONAMA 416/2009, que está em vigor atualmente, para cada pneu novo comercializado, os fabricantes devem fazer a destinação adequada de um pneu inservível. Além disso, fabricantes e importadores de pneus novos devem implementar, pelo menos, um ponto de coleta em municípios acima de de 100 mil habitantes.
Em atendimento à Resolução, a Reciclanip, associação patrocinada pelos maiores fabricantes de pneus no país, realiza a logística reversa daqueles que já se encontram inservíveis. Ela disponibiliza pontos de coleta para pneus usados em todo o país, que são recolhidos e podem ter várias destinações, como:
- combustível alternativo em fornos de cimenteiras;
- componentes de asfalto;
- solas de calçados.
Como podemos garantir sua destinação certa?
Quando precisamos descartar um pneu, basta entrarmos no site da Reciclanip e selecionarmos nosso estado aqui. Assim, descobrimos em quais cidades existem pontos de coleta disponíveis e onde eles estão! Também podemos utilizar a ferramenta de busca da eCycle, como eu já mencionei aqui.
O descarte correto de pneus, além de prevenir uma série de problemas sociais e ambientais, promove seu retorno para a cadeia de produção, o que torna possível a fabricação de uma série de novos produtos com aquilo que, muitas vezes, consideramos “lixo”.