Pneus: existe descarte apropriado para eles?

Já falei aqui no blog sobre o descarte apropriado de uma série de resíduos, como eletroeletrônicos, óleo vegetal e medicamentos. Muitas vezes, nem mesmo sabemos que existe descarte apropriado para resíduos como esses e o mesmo ocorre com os pneus.

Muitas vezes, não sabemos qual destino dar para diversos resíduos e os pneus é um deles.
Imagem: Imthaz Ahamed/ Unsplash

Segundo o SEST SENAT, no Brasil, são descartados, pelo menos, 450 mil toneladas de pneus por ano! Isso corresponde a aproximadamente 90 milhões de pneus descartados anualmente e a produção de automóveis vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2017, mais de 2 milhões de automóveis foram fabricados.

O descarte inapropriado de pneus pode trazer uma série de danos ambientais e sociais. No artigo de Maria Paula Christófani, alguns deles são descritos.

Problemas ambientais e sociais do descarte inapropriado de pneus:

– descarte em corpos d’água, gerando poluição;

– devido ao seu grande volume, associado a sua degradação muito lenta, reduzem a vída útil de aterros;

– ficam sujeitos a queima acidental ou intencional, liberando fumaça com alto teor de substâncias tóxicas, ocasionando poluição do ar e problemas respiratórios na população;

– quando descartados em terrenos baldios tendem a reter água de chuva, criando ambiente propício para a proliferação de doenças como dengue e chikungunya.

Onde descartar?

Segundo a CONAMA 416, que está em vigor atualmente, para cada pneu novo comercializado, os fabricantes devem fazer a destinação adequada de um pneu inservível. Além disso, os fabricantes e importadores de pneus novos devem implementar, pelo menos, um ponto de coleta em municípios acima de de 100 mil habitantes.

O Reciclanip é uma associação patrocinada pelos maiores fabricantes de pneus no país. Os pneus coletados são triturados e podem ser transformados em componente de asfalto, cimento, piso, grama sintética, dentre outros, tudo com aval do IBAMA, órgão ambiental responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

Caso você queira descartar um pneu, basta entrar no site da Reciclanip e selecionar seu estado aqui para descobrir em quais cidades há pontos de coleta disponíveis e onde eles estão. Você também pode utilizar a ferramenta de busca da eCycle, como eu já mencionei aqui.

Ferramenta no site da Reciclanip para busca de pontos de coleta de pneus em diferentes estados e cidades do país.
Imagem: ferramenta no site da Reciclanip para busca de pontos de coleta em diferentes estados e cidades do país.

A cada dia que passa, são oferecidas mais opções e oportunidades para o descarte certo de diversos tipos de “lixo” e, no caso dos pneus, tanto o meio ambiente quanto a população são beneficiados.

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *