Dia Mundial do Meio Ambiente 2018: acabe com a poluição plástica

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 5 de Junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1972. Desde então, anualmente, são propostas discussões em todo o mundo para chamar atenção dos governos e da população para os diversos problemas ambientais que enfrentamos. 

Tema de 2018

Um tema diferente é proposto todos os anos . Em 2018, o tema escolhido foi  “Acabe com a Poluição Plástica”, que aborda um problema grave, que pode ser combatido por cada um de nós!

Praia cheia de lixo plástico na República Dominicana. Evento acontece nas praias de todo o mundo. Lixo plástico é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente esse ano
Foto: praia cheia de lixo plástico na República Dominicana. O cenário se repete em praias de todo o mundo (Dustan Woodhouse)

Como podemos fazer nossa parte?

Já abordei o problema do plástico algumas vezes por aqui. Neste post, falei sobre os graves problemas que a poluição plástica tem causado ao planeta, especialmente no oceano. Falei também sobre o que podemos fazer para recusar plásticos descartáveis, que são grandes vilões dessa poluição.

Aqui, falei sobre as melhores destinações para o lixo que não conseguimos deixar de gerar e, aqui, montei um guia passo a passo para compras de supermercado com muito menos plástico!

Ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, no dia 5 de Junho, várias pessoas e organizações se mobilizam ao redor do mundo, com atitudes e projetos em torno do assunto. Esses projetos têm foco diversificado, envolvendo desde ações de limpeza de praia,  plantio de árvores até palestras de educação ambiental em escolas e bairros!

Eu tive o prazer de dar uma palestra falando sobre o tema deste ano para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha, em Belo Horizonte. Fiquei muito feliz ao perceber o envolvimento delas com o assunto a medida que eu contava sobre a morte dos animais marinhos e sobre como podemos fazer nossa parte. Elas participaram, fizeram perguntas e falaram sobre suas experiências. Foi um momento de muita troca e aprendizado para elas e para mim também! No outro dia, recebi uma carta da professora, com a assinatura dos alunos e alunas da turma, que me deixou muito feliz e esperançosa!

Feedback da professora Liliane e seus alunos, da E.M. Tristão da Cunha, sobre palestra do Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: feedback da professora Liliane e seus alunos, da E.M. Tristão da Cunha, sobre palestra do Dia Mundial do Meio Ambiente (Isabella Menezes)

Neste ano, a ONU propôs um movimento nas redes sociais, o desafio #AcabeComAPoluiçãoPlástica, em que muitos influenciadores e influenciadoras digitais postaram vídeos ou fotos em suas redes sociais. Neles, apareciam mostrando as mudanças que decidiram adotar em relação aos plásticos descartáveis, onde também marcavam 3 outras pessoas ou organizações, desafiando-as a mostrarem suas mudanças nas próximas 24 horas. Muitas celebridades se envolveram e o movimento foi uma grande sucesso!

View this post on Instagram

Tag, I’m it! For #WorldEnvironmentDay I’m committed to giving up plastic bags to #BeatPlasticPollution with @UNEnvironment. If you can’t reuse it, refuse it! I am inviting @angelcandices ,@belagil, @tombrady, @oboticario and everyone who wants to make a difference to participate. Please join us to beat plastic pollution and help make a difference in the world? Make a video saying how you are going to do it and tag 3 of your friends to do the same. Then, use #beatplasticpollution TAG, YOU’RE IT! ♻️ Para o #DiaMundiaodoMeioAmbiente, estou comprometida a não usar mais sacolas plásticas para acabar com a poluição plástica com @UNEnvironment. Se você não pode reutilizar, recuse! Convido @angelcandices , @belagil, @tombrady, @oboticario e a todos que querem fazer a diferença no mundo para participarem. Por favor, junte-se a nós para combater a poluição plástica. Faça um vídeo dizendo qual é o seu compromisso e marque 3 amigos. Em seguida, insira #AcabecomaPoluiçãoPlástica

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele) on

Celebridades ou não, todos e todas podemos fazer algo para combater a poluição plástica no Dia Mundial do Meio Ambiente e em todos os outros também! Que tal dar um pequeno passo ainda hoje?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *