Dia Mundial do Meio Ambiente 2018: acabe com a poluição plástica

No dia 5 de Junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi criada pela Organização da Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972. Desde então, é celebrada todos os anos com o objetivo de fomentar discussões e chamar atenção dos governos ao redor do mundo e da população para os diversos problemas ambientais enfrentados por nós na atualidade. 

Todos os anos, um tema diferente é proposto para discussão e, esse ano, o tema é “Acabe com a Poluição Plástica”. Esse tema aborda um problema grave e atual e há muito a ser feito por cada um de nós.

Praia cheia de lixo plástico na República Dominicana. Evento acontece nas praias de todo o mundo. Lixo plástico é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente esse ano
Foto: praia cheia de lixo plástico na República Dominicana. O cenário se repete em praias de todo o mundo (Dustan Woodhouse)

Como fazer nossa parte?

Aqui no blog, já abordei esse tema mais de uma vez. Aqui, falei sobre os graves problemas que a poluição plástica tem causado no planeta, especialmente no oceano, e dei dicas sobre o que podemos fazer para recusar plásticos descartáveis (sacolas, copos, talheres e canudos), que estão entre os grandes vilões dessa poluição.

Aqui, falei sobre a destinação correta dos lixos plásticos que não conseguimos recusar ou evitar e, aqui, montei um guia passo a passo para compras de supermercado com muito menos plástico!

Ações no Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, no dia 5 de Junho, várias pessoas se mobilizam ao redor do mundo com atitudes e projetos em torno do assunto. São promovidas ações de limpeza de praia,  plantio de árvores e trabalhos são desenvolvidos em escolas e em toda a comunidade.

Eu tive o prazer de dar uma palestra falando sobre o tema desse ano para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha, em Belo Horizonte. Muitas das informações que passei para as crianças eram novas para elas, inclusive o problema do plástico nos oceanos, e fiquei muito feliz ao perceber o envolvimento delas com o assunto a medida que eu contava sobre a morte dos animais marinhos e o volume de plástico consumido por nós que é jogado no mar. Elas participaram, fizeram perguntas e falaram sobre suas experiências e atitudes em relação a produção de lixo. No outro dia, recebi uma carta da professora com a assinatura dos alunos da turma, um feedback maravilhoso que me deixa muito feliz e esperançosa.

Feedback da professora Liliane e seus alunos, da E.M. Tristão da Cunha, sobre palestra do Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: feedback da professora Liliane e seus alunos, da E.M. Tristão da Cunha, sobre palestra do Dia Mundial do Meio Ambiente (Isabella Menezes)

Neste ano, a ONU propôs um movimento nas redes sociais, o desafio #AcabeComAPoluiçãoPlástica. Ele começou com influenciadores digitais postando vídeos ou fotos em suas redes sociais, mostrando as mudanças que decidiram adotar que deixam de lado algum item de plástico descartável por alternativas mais sustentáveis. Nesse vídeo ou foto, eles marcavam 3 outras pessoas ou organizações, desafiando-as a mostrar a sua mudança nas próximas 24 horas. Muitas celebridades e empresas se envolveram, como a modelo Gisele Bündchen, a empresa Boticário e muitos outros.

Famosos ou não, todos nós podemos fazer algo para combater a poluição plástica no Dia Mundial do Meio Ambiente e em todos os outros.

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *