Marmita: 5 passos para ter uma rotina de alimentação mais sustentável

O hábito de levar marmita para o trabalho é muito comum. Muitas pessoas aderem a esse hábito buscando uma alimentação mais saudável ou economia de dinheiro, mas ele pode tornar nossa rotina muito mais sustentável também, reduzindo o volume enorme de resíduos que geramos quando almoçamos em restaurantes ou pedimos comida por serviço de entrega, onde tudo é descartável!

O hábito de levar marmita para o trabalho pode tornar nossa rotina muito mais sustentável, reduzindo o volume enorme de resíduos que geramos.
Imagem: kit de marmita sustentável.

Aqui estão os 5 passos para montar um kit de marmita mais sustentável:

1 – Busque por uma lancheira térmica (se possível de marca sustentável)

Ou reaproveite uma que você já possui! Nada é mais sustentável do que aproveitar um objeto que você já tem.

A Cooperárvore vende bolsas térmicas e diversos outros produtos fabricados a partir do reaproveitamento de tecidos descartados pela indústria automotiva. Os produtos são bem lindos e diversificados. A Pacco também vende bolsas térmicas e vários outros utensílios a partir de materiais naturais e reciclados, como já mostrei aqui.

2 – Leve seu próprio kit de talheres sustentáveis

Sempre que comemos em restaurantes ou pedimos comida por serviços de entrega geramos lixo. Podem ser os plásticos que envolvem os talheres do restaurante, talheres de plástico que costumam acompanhar pedidos… Ao levar nosso próprio kit de talheres, evitamos que esse tipo de resíduo seja gerado. Já falei de alguns kits e onde encontrá-los aqui.

3- Escolha uma marmita de vidro ou plástico durável sem BPA

Eu já falei aqui sobre alguns problemas de saúde que têm sido associados ao nosso contato contínuo com plásticos, que possuem substância como o BPA. Comprei uma marmita de vidro da Sanremo. A marca apresenta em seu site algumas medidas que toma em suas fábricas em relação à responsabilidade ambiental. A Paccoby também possui uma marmita parecida e a tampa de plástico das duas marcas é livre de BPA.

4 – Leve seu próprio pano de prato e guardanapo de pano

Levando seu próprio pano de prato e guardanapo de pano, você evita uso de guardanapo de papel e toalhas de papel para enxugar a louça também. Comprei os econapos da Paninhos (estão para chegar!), que é uma marca que vende produtos sustentáveis e se preocupa em reaproveitar embalagens para empacotar suas entregas pelos Correios. Você também pode reaproveitar retalhos de pano da sua casa, se tiver!

5 – Leve seu próprio copo, caneca ou garrafa de água

Muitos escritórios oferecem copos plásticos para os funcionários beberem água e café. Isso resulta em várias funcionários e funcionários usando e jogando fora vários copos descartáveis por dia! Eu levo minha própria caneca e garrafa. Já dei dicas de onde encontrar copos e garrafas aqui.

Pronto! Com esses 5 passos, podemos transformar nossa rotina no trabalho muito mais sustentável e saudável! Que tal começar a inspirar suas colegas e seus colegas de trabalho a mudarem seus hábitos também?

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *