4 passos para reduzir nosso lixo orgânico em casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Como eu já falei aqui, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o lixo doméstico produzido por nós, brasileiros, é composto de, aproximadamente, 51,4% de lixo orgânico. Isso significa que mais da metade do nosso lixo doméstico é composto por restos de alimentos cozidos e cascas de frutas e legumes! A boa notícia é que podemos reduzir esse lixo a quase zero com apenas alguns passos!

1- Reduzindo o desperdício de alimentos

De acordo com a Viviane Romeiro, Gerente de Clima do World Resources Institute (WRI) Brasil, o desperdício de alimentos no Brasil chega a 41 mil toneladas por ano! Segundo ela, a perda de alimentos ocorre durante toda a cadeia do consumo, que envolve a colheita, a distribuição, os supermercados, além dos nossos hábito como consumidores.

O desperdício de alimentos desde a plantação até nosso consumo é muito grande, gerando um grande volume de lixo orgânico que poder ter um destino melhor que aterros e lixões
Foto: o desperdício de alimentos desde a plantação até nosso consumo é muito grande (Alexandr Podvalny em Unsplash)
Como reduzir esse desperdício?
  • Comprar de produtores locais pode ser uma boa maneira de reduzir nossa participação nessa cadeia de desperdício já que, como já mencionei aqui, ao comprar em feiras locais, consumimos alimentos mais frescos e contribuímos para a redução das perdas que acontecem durante trajetos mais longos de transporte dos alimentos que, hoje, podem ultrapassar 80% de tudo que é produzido nas fazendas brasileiras!
  • Outra maneira de reduzir o desperdício é planejar as refeições para evitar excessos e sobras que serão jogados fora depois. Que tal montar o menu da semana antes de ir ao mercado? Fazendo esse planejamento, não só reduzimos o desperdício de alimentos como de nosso dinheiro também!

2 – Minhocário Doméstico, nosso maior aliado

O minhocário é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro em que utilizamos minhocas, que digerem o “lixo” orgânico, transformando restos de alimento em adubo.

Como um minhocário funciona?

A manutenção de um minhocário é muito simples e, com a ajuda das minhocas, o processo de decomposição se torna mais prático e mais rápido. Por isso, minhocários são tão indicados para termos em nossas casas!

  • Durante o dia, basta descartar o lixo orgânico em uma lixeira separada e, a noite, despejá-lo na caixa superior do minhocário misturado com matéria seca (folhas, galhos ou serragem, por exemplo).
  • Quando a caixa superior do minhocário encher, basta trocá-la de lugar com a segunda e deixá-la reservada por um mês para a formação do adubo. A caixa que passou para cima, agora, será preenchida com a matéria orgânica da mesma maneira que a primeira e as minhocas passarão para ela (todas os recipientes se conectam através de furinhos nos fundos das caixas).
  • A terceira caixa, que fica na parte inferior do minhocário e tem uma torneira, serve para o escoamento do chorume orgânico ou Biofertilizante. Esse líquido é inodoro (se realizamos a manutenção direitinho) e extremamente rico em nutrientes para o solo!
Minhocário da Spiralixo. Ter um minhocário em casa é uma ótima maneira de reduzir drasticamente nosso lixo doméstico
Foto: minhocário da Spiralixo (Isabella Menezes)
Onde encontrar um minhocário?

Existem várias lojas na internet que vendem minhocários e minhocas californianas (ideais para os minhocários). Eles normalmente estão disponíveis em três tamanhos: P (para famílias de até duas pessoas), M (para famílias de três a quatro pessoas) e G (para famílias de cinco a seis pessoas).

Eu comprei o meu com o pessoal da Spiralixo. Além de venderem minhocários, minhocas, húmus e biofertilizante, eles desenvolvem um projeto muito legal chamado Vida Composta, que tem como objetivo transformar o resíduo orgânico da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, em adubo para as plantas, gerando trabalho e renda!

A Massalas e a Morada da Floresta também vendem minhocários e outros produtos relacionados a compostagem. Procurando na internet, podemos encontrar outras lojas online também.

3- Serviço de coleta de lixo orgânico

Para quem não tem espaço ou tempo para manter um minhocário, existe a opção  do serviço de coleta de lixo orgânico!

Belo Horizonte

O pessoal da Massalas oferece três planos de coleta em Belo Horizonte. Em um dos planos, podemos entregar nosso lixo orgânico uma vez por semana para eles em um de seus pontos de coleta disponíveis na cidade. Nos outros dois planos que oferecem, eles coletam o resíduo orgânico em nossa casa semanalmente ou quinzenalmente.

Outras cidades

Procurando por empresas que prestam esse serviço em outras capitais, encontrei a Ciclo Orgânico no Rio de Janeiro. A Futura Sustentável presta esse serviço para empresas em São Paulo e várias outras cidades de outros estados. Já a Morada da Floresta desenvolve sistemas de compostagem para condomínios, empresas, escolas, hotéis e outros estabelecimentos de maior porte em São Paulo!

4- Aproveitando os alimentos ao máximo

Muitas das cascas e talos que jogamos no lixo e até mesmo no minhocário podem ser usadas para fazer receitas como estas aqui.

Alguns “restos” de alimento não podem ser colocados no minhocário, como cascas de cebola e alho e cascas de frutas cítricas, como laranja e limão. Existem receitas em que esses “restos” podem ser aproveitados também, como essa receita de geleia de casca de laranja e receitas como essa, de caldo de legumes, em que cascas de cebola podem ser usadas.

Com esses quatro passos, nós somos capazes de reduzir nossa produção de lixo orgânico a quase zero, reduzindo todo o nosso lixo doméstico pela metade!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *