Reciclagem, Reutilização e Upcycling: o que são esses processos?

Nos últimos posts, tenho falado de uma série de resíduos que produzimos em nossas casas no dia a dia, como plásticos, metais, vidros e papéis. Tenho falado também sobre os locais corretos de descarte, para que eles sejam reciclados. Porém, muitas pessoas confundem reciclagem com reutilização ou pensam que significam a mesma coisa. Além disso, recentemente, uma palavra se popularizou e tem sido muito vista por aí: upcycling. Afinal, o que cada uma dessas palavras significa?

Reciclagem

A reciclagem consiste em um processo muito mais amplo e complexo que a reutilização e o upcycling. Ela envolve o processamento e a reintrodução de um determinado material no ciclo produtivo para que ele seja transformado em um novo produto. Um exemplo de reciclagem pode ser visto na imagem abaixo, em que a garrafa de PET descartada é processada e transformada em linha de costura, utilizada para produzir roupas. Restos de óleo de cozinha, do qual já falei aqui, podem ser processados e utilizados para fabricação de sabão e materiais de construção, por exemplo.

O processo de reciclagem começa pela separação do lixo em casa e tem grande importância ambiental, econômica e social pois, além de gerar emprego e renda, reduz a quantidade de lixo descartada no meio ambiente, gera economia de energia e água e reduz a exploração de recursos naturais.

O processo de reciclagem envolve a reintrodução do material no ciclo produtivo
Imagem: processo de reciclagem de PET (lojazonaeco.wordpress.com)

Reutilização

A reutilização consiste no aproveitamento de materiais para exercerem uma nova função, como, por exemplo, papéis já sem utilidade que são transformados em blocos de rascunho e canecas lascadas que podem ser utilizadas como vasinhos de plantas. Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico que a reciclagem e não envolver processamento e transformação de materiais, a reutilização aumenta a vida útil de muitos produtos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício.

Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico que a reciclagem e não envolver processamento e transformação de materiais, a reutilização aumenta a vida útil de muitos produtos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício
Foto: uma caneca lascada pode ser reutilizada como vasinho para plantas (Isabella Menezes)

Upcycling

O upcycling consiste na melhora da qualidade  de produtos que estão no fim de sua vida útil. Essa melhora não envolve o processamento do produto, como ocorre na reciclagem, mas transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes. A EcoLamps, por exemplo, é uma marca que tem como premissa o upcycling. A marca produz mesas, bandejas e luminárias com design bonito e criativo a partir de objetos que já haviam perdido seu valor, como garrafas de vidro, tacos de casas antigas, discos de vinil (foto abaixo) e calotas de carro. A Cooperárvore produz uma série de produtos, como bolsas, almofadas, malas, mochilas, entre outros, todos com restos da industria automotiva, como cintos de segurança e tecidos de banco. Os produtos são lindos!

Existem vários blogs legais na internet com guias passo a passo para a transformação de objetos, mas o meu favorito sempre foi o Casa de Colorir, da publicitária Thalita Carvalho. Além de manter o blog, ela já apresentou a Oficina da Thalita, um quadro do programa Decora, do canal GNT, onde fazia transformação de vários objetos, como a de um arquivo velho de escritório em armário multifuncional. Atualmente, ela apresenta o programa Mais Cor Por Favor, também do canal GNT, onde ensina maneiras de realizar transformações de baixo custo em vários cômodos da casa.

 

O upcycling não envolve o processamento do produto, como ocorre na reciclagem, mas, normalmente, envolve transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes
Foto: luminária produzida pela EcoLamps com disco de vinil (www.ecolamps.com.br)

Apesar de diferentes, Reciclagem, Reutilização e Upcycling são muito importantes para a redução do desperdício de recursos naturais e para a construção de um mundo mais sustentável.

 

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *