Reciclagem, Reutilização e Upcycling: o que são esses processos?

Nos últimos posts, tenho falado de uma série de resíduos que produzimos em nossas casas no dia a dia, como plásticos, metais, vidros e papéis. Tenho falado também sobre os locais corretos de descarte, para que eles sejam reciclados. Porém, muitas pessoas confundem reciclagem com reutilização ou pensam que significam a mesma coisa. Além disso, recentemente, uma palavra se popularizou e tem sido muito vista por aí: upcycling. Afinal, o que cada uma dessas palavras significa?

Reciclagem

A reciclagem consiste em um processo muito mais amplo e complexo que a reutilização e o upcycling. Ela envolve o processamento e a reintrodução de um determinado material no ciclo produtivo para que ele seja transformado em um novo produto. Um exemplo de reciclagem pode ser visto na imagem abaixo, em que a garrafa de PET descartada é processada e transformada em linha de costura, utilizada para produzir roupas. Restos de óleo de cozinha, do qual já falei aqui, podem ser processados e utilizados para fabricação de sabão e materiais de construção, por exemplo.

O processo de reciclagem começa pela separação do lixo em casa e tem grande importância ambiental, econômica e social pois, além de gerar emprego e renda, reduz a quantidade de lixo descartada no meio ambiente, gera economia de energia e água e reduz a exploração de recursos naturais.

O processo de reciclagem envolve a reintrodução do material no ciclo produtivo
Imagem: processo de reciclagem de PET (lojazonaeco.wordpress.com)

Reutilização

A reutilização consiste no aproveitamento de materiais para exercerem uma nova função, como, por exemplo, papéis já sem utilidade que são transformados em blocos de rascunho e canecas lascadas que podem ser utilizadas como vasinhos de plantas. Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico que a reciclagem e não envolver processamento e transformação de materiais, a reutilização aumenta a vida útil de muitos produtos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício.

Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico que a reciclagem e não envolver processamento e transformação de materiais, a reutilização aumenta a vida útil de muitos produtos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício
Foto: uma caneca lascada pode ser reutilizada como vasinho para plantas (Isabella Menezes)

Upcycling

O upcycling consiste na melhora da qualidade  de produtos que estão no fim de sua vida útil. Essa melhora não envolve o processamento do produto, como ocorre na reciclagem, mas transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes. A EcoLamps, por exemplo, é uma marca que tem como premissa o upcycling. A marca produz mesas, bandejas e luminárias com design bonito e criativo a partir de objetos que já haviam perdido seu valor, como garrafas de vidro, tacos de casas antigas, discos de vinil (foto abaixo) e calotas de carro. A Cooperárvore produz uma série de produtos, como bolsas, almofadas, malas, mochilas, entre outros, todos com restos da industria automotiva, como cintos de segurança e tecidos de banco. Os produtos são lindos!

Existem vários blogs legais na internet com guias passo a passo para a transformação de objetos, mas o meu favorito sempre foi o Casa de Colorir, da publicitária Thalita Carvalho. Além de manter o blog, ela já apresentou a Oficina da Thalita, um quadro do programa Decora, do canal GNT, onde fazia transformação de vários objetos, como a de um arquivo velho de escritório em armário multifuncional. Atualmente, ela apresenta o programa Mais Cor Por Favor, também do canal GNT, onde ensina maneiras de realizar transformações de baixo custo em vários cômodos da casa.

 

O upcycling não envolve o processamento do produto, como ocorre na reciclagem, mas, normalmente, envolve transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes
Foto: luminária produzida pela EcoLamps com disco de vinil (www.ecolamps.com.br)

Apesar de diferentes, Reciclagem, Reutilização e Upcycling são muito importantes para a redução do desperdício de recursos naturais e para a construção de um mundo mais sustentável.

 

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

2 thoughts on “Reciclagem, Reutilização e Upcycling: o que são esses processos?

  1. Olá Isabela, tudo bem ? Meu nome é Ferdinando R. Carvalho e sou dono da Ecoplast / Ecoplaca . No Facebook você poderá conhecer mais da empresa, ou em seu site : http://www.ecoplaca.com.br (mas que está meio defasado e está sendo refeito). Fabrico produtos escolares utilizando resina de PET reciclado pós consumo, tanto as de garrafas verdes ou cristais. Meu grande mercado são os kits escolares governamentais, onde atuo há mais de 15 anos. Mas agora, quero e preciso entrar em outros mercados, como o varejo e o e-commerce.
    De tudo que já vi na internet, gostei muito de seu texto e postura. Como acha que poderíamos elaborar uma parceria, com vistas sua participação profissional em todo este processo de prospecção mercadológica que tanto preciso ?

    1. Olá Ferdinando! Primeiramente, mil desculpas pela demora em te dar uma resposta! Muito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom saber que o conteúdo que estou produzindo aqui está ajudando e inspirando os leitores :)
      Dei uma olhada em seu site e achei seus produtos muito legais! Vamos conversar melhor por e-mail? Você pode me falar um pouco mais sobre seu processo produtivo? Meu e-mail de contato é contato@sustentavelviver.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *