Reciclagem, reutilização e upcycling: quais são suas diferenças?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos posts, tenho falado sobre os vários tipos de “lixo” que geramos em casa no dia a dia, como neste post aqui aqui. Tenho falado também sobre onde descartá-los, para que eles sejam reciclados ou tenham a melhor destinação possível. Porém, muita gente confunde reciclagem com reutilização ou pensam que significam a mesma coisa. Além disso, recentemente, uma palavra se popularizou e tem sido muito vista por aí: upcycling. Afinal, o que cada uma dessas palavras significa?

Reciclagem

A reciclagem consiste em um processo muito mais amplo e complexo que a reutilização e o upcycling. Ela envolve o processamento do “lixo” e a reintrodução desse material no processo produtivo, para que ele seja transformado em um novo produto!

Um exemplo de reciclagem é aquele em que a garrafa de PET descartada por nós é processada e transformada em linha de costura, utilizada para produzir roupas. Restos de óleo de cozinha, do qual já falei aqui, podem ser processados e utilizados para fabricação de sabão e materiais de construção, por exemplo.

O processo de reciclagem começa pela separação do lixo em nossas casas e tem grande importância ambiental, econômica e social pois, além de gerar emprego e renda, reduz a quantidade de lixo descartada no meio ambiente, gera economia de energia e água e reduz a exploração de recursos naturais!

O processo de reciclagem envolve a reintrodução do material no ciclo produtivo
Imagem: processo de reciclagem de PET (lojazonaeco.wordpress.com)

Reutilização

A reutilização consiste no aproveitamento de materiais, para que possam ser utilizados em uma nova função. Um exemplo muito presente em nosso dia a dia são os papéis usados que são transformados em blocos de rascunho. Canecas lascadas também podem ser utilizadas como vasinhos de plantas, por exemplo.

Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico positivo que a reciclagem, a reutilização aumenta a vida útil de muitos objetos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício!

Apesar de não ter o mesmo impacto ambiental, social e econômico que a reciclagem e não envolver processamento e transformação de materiais, a reutilização aumenta a vida útil de muitos produtos, atrasando ou impedindo seu descarte e gerando menos desperdício
Foto: uma caneca lascada pode ser reutilizada como vasinho para plantas (Isabella Menezes)

Upcycling

Já o upcycling consiste na melhora da qualidade de produtos que estão no fim de sua vida útil. Dessa forma, não envolve um processamento complexo do objeto, como ocorre na reciclagem, nem na simples reutilização dele, como ocorre na reutilização, mas em transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes!

A EcoLamps, por exemplo, é uma marca que tem como base o upcycling. A marca produz mesas, bandejas e luminárias com design bonito e criativo a partir de objetos que já haviam perdido seu valor. Garrafas de vidro, tacos de casas antigas, discos de vinil (foto abaixo) e calotas de carro são alguns dos materiais utilizados pela marca para produzir esses utensílios. A Cooperárvore, que já mencionei aqui, produz uma série de produtos, como bolsas, almofadas, malas, mochilas, entre outros, todos com restos da industria automotiva, como cintos de segurança e tecidos de banco. Os produtos são lindos!

Existem vários blogs legais na internet com guias passo a passo para a transformação de objetos, mas o meu favorito sempre foi o Casa de Colorir, da publicitária Thalita Carvalho. Além de produzir conteúdo para seu blog, ela apresenta o programa Mais Cor Por Favor, do canal GNT. Nesse programa, ela  faz a transformação de vários ambientes de casas usando muito upcycling, como nesse episódio, em que transformou canecas em um porta-utensílios decorativo !

O upcycling não envolve o processamento do produto, como ocorre na reciclagem, mas, normalmente, envolve transformações criativas que tornam o objeto mais valioso e bonito do que era antes
Foto: luminária produzida pela EcoLamps com disco de vinil (www.ecolamps.com.br)

Apesar de diferentes, reciclagem, reutilização e upcycling são formas legais e muito importantes de reduzirmos o desperdício de recursos naturais, de repensarmos nosso consumo e de construirmos um mundo mais sustentável!

Share

2 thoughts on “Reciclagem, reutilização e upcycling: quais são suas diferenças?

  1. Olá Isabela, tudo bem ? Meu nome é Ferdinando R. Carvalho e sou dono da Ecoplast / Ecoplaca . No Facebook você poderá conhecer mais da empresa, ou em seu site : http://www.ecoplaca.com.br (mas que está meio defasado e está sendo refeito). Fabrico produtos escolares utilizando resina de PET reciclado pós consumo, tanto as de garrafas verdes ou cristais. Meu grande mercado são os kits escolares governamentais, onde atuo há mais de 15 anos. Mas agora, quero e preciso entrar em outros mercados, como o varejo e o e-commerce.
    De tudo que já vi na internet, gostei muito de seu texto e postura. Como acha que poderíamos elaborar uma parceria, com vistas sua participação profissional em todo este processo de prospecção mercadológica que tanto preciso ?

    1. Olá Ferdinando! Primeiramente, mil desculpas pela demora em te dar uma resposta! Muito obrigada pelo seu comentário. É sempre bom saber que o conteúdo que estou produzindo aqui está ajudando e inspirando os leitores :)
      Dei uma olhada em seu site e achei seus produtos muito legais! Vamos conversar melhor por e-mail? Você pode me falar um pouco mais sobre seu processo produtivo? Meu e-mail de contato é contato@sustentavelviver.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *