Como tornar sua rotina no trabalho mais sustentável

Quando iniciei a busca por uma vida mais sustentável, percebi que havia (e ainda há) mudanças para serem feitas em praticamente todos os momentos do meu dia. Iniciei com pequenas mudanças em minha rotina de higiene, consumo, alimentação e outros aspectos da vida doméstica. Porém, se formos parar para pensar, passamos grande parte do nosso dia no trabalho e, se deixarmos para mudar nossa rotina apenas quando estivermos em casa, estaremos abrindo mão de uma vida mais sustentável durante, pelo menos, 1/3 de nossos dias! Por isso, listei as principais medidas que tomo para tornar o período que passo lá mais sustentável também.

Passamos grande parte do nosso dia no trabalho e, se deixarmos para mudar nossa rotina apenas quando estivermos em casa, estaremos abrindo mão de uma vida mais sustentável durante, pelo menos, 1/3 de nossos dias!
Imagem: garrafa d’água, caneca e lanche de casa. Ótimos aliados para uma rotina mais sustentável no trabalho.

1- Tenha sua própria garrafa de água e sua caneca para tomar café

Só no Brasil, são consumidos (e descartados) 720 milhões de copos descartáveis por dia, vários deles em ambiente de trabalho! De cafezinho em cafezinho, geramos uma quantidade enorme de plásticos que não passam nem 5 minutos em nossas mãos antes de ir para a lixeira e, de lá, para aterros sanitários, na melhor das hipóteses.

Ao adquirir uma caneca e/ou uma garrafa de estimação no trabalho, podemos ajudar a reduzir esses números. Aqui, falei de alguns lugares onde podemos encontrar substitutivos para esses descartáveis.

2- Leve sua comida e seus lanches

Já falei aqui das vantagens de se levar marmita para o trabalho, não só para o meio ambiente, como para a saúde e para nosso bolso também. Com essa prática, dentre outras vantagens, reduzimos muito a quantidade de descartáveis que produzimos.

3- Leve seu lixo de volta para casa (ou inicie um movimento de reciclagem na sua empresa!)

Onde trabalho, já reciclamos e compostamos, mas essa prática não é muito comum em empresas. Por isso, caso gere algum lixo enquanto trabalha, como uma casca de fruta ou embalagem que não conseguiu evitar, ou até mesmo papel, leve de volta para casa (onde sua rotina sustentável já está mais que estabelecida :)). Uma ideia ainda melhor é propor essas práticas para a seus colegas!

No blog da Residuall, empresa em que trabalho, temos um post sobre práticas para tornar a sua empresa mais sustentável! Que tal compartilhá-lo com sua equipe?

4- Use rascunho

Cada vez mais, nossa rotina do trabalho envolve mais processos digitais e menos uso de papel, mas em alguns casos, ele ainda é necessário. Sempre que possível, podemos utilizar rascunhos para fazer anotações ou impressões, especialmente se forem para uso interno na empresa. Caso não seja possível, é sempre bom optar por papel branco ou reciclado de fontes confiáveis e certificadas. O ideal é que também nunca amassemos eles, para que possam ser reciclados.

5 – Use materiais de escritório o mais sustentáveis possíveis

Prefira lapiseiras a lápis, pois elas são duráveis e só demandam reposição de grafite. Os lápis são feitos de madeira e, para cada grafite que acaba, madeira é consumida também.

Substitua fitas adesivas de plástico por fitas de papel e opte por materiais de escritório feitos de materiais reciclados ou reaproveitados sempre que possível.

A Cooperárvore é uma cooperativa que produz vários artigos a partir de um processo coletivo de criação. Eles reutilizam aparas de cintos de segurança e tecido automotivo para produzir diversos artigos, inclusive pastas, mochilas e cases para notebook e tablet.

A Ecoplaca produz alguns artigos escolares e de escritório a partir de PET e plástico polipropileno reciclados. Também compram garrafas PET de sucateiros e cooperativas e enviam para empresas que transformam esses materiais em matéria prima novamente.

Com essas medidas, não só tornamos o nosso dia mais sustentável como também temos a oportunidade de inspirar várias pessoas a se tornarem também!

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *