Carnaval sustentável: 4 passos para festejar gerando menos lixo

O Carnaval está chegando e, nessa época, o número de pessoas que vão para as ruas festejar é bem grande, assim como a quantidade de lixo deixado para trás após os blocos. Carnaval e eventos ao ar livre andam de mãos dadas com descartáveis normalmente, mas a boa notícia é que alternativas para um carnaval mais sustentável estão se tornando cada vez mais comuns!

Aqui estão algumas ótimas soluções para um carnaval com menos lixo:

1 – Leve sua caneca ou copo reaproveitável

As canecas ou copos reaproveitáveis, com corda para pendurar no pescoço, estão cada vez mais comuns em eventos então, provavelmente, você já tem uma em casa. Eles são práticos de carregar e podem evitar que usemos vários copos ao longo dos dias de blocos. Dê preferência para aqueles que você já tem em casa ao invés de comprar outros (a opção mais sustentável é sempre usar o que já temos!)

As canecas ou copos reaproveitáveis, com corda para pendurar no pescoço, estão cada vez mais comuns em eventos então, provavelmente, você já tem uma em casa.
Imagem: como reutilizável do Menos Um Lixo

2- Prefira comprar bebidas em lata

Se você for comprar alguma bebida e puder escolher a embalagem, dê preferência para bebidas em latas. Os níveis de reciclagem de latinhas de alumínio no Brasil são altíssimos. Em 2015, 97,9% das latinhas de alumínio produzidas foram recicladas. Em contapartida, os índices de reciclagem de vidro em 2016 variaram entre 30% e 40% e os de PET foram de 58%. Dessa forma, ao dar preferência para lartas, contribuímos para que menos resíduos vão para em aterros e lixões.

3- Reaproveite fantasias ou crie novas com as roupas que você já tem

Não é difícil se deixar levar pela febre de compras durante essa época de ano, mas há opções mais sustentáveis e mais baratas para montar nossas fantasias. Pegue fantasias emprestadas, troque com amigas e amigos, aproveite fantasias de anos passados e procure fazer pequenas customizações para atualizá-las. Acrescente alguma fita ou botão, mude a pintura do rosto e os acessórios.. Busque por roupas em seu guarda roupas que podem ser aproveitadas como fantasias! Se você não possuir nenhuma fantasia ou roupa que puder aproveitar, dê preferência para compra ou aluguel de peças usadas em brechós físicos e online.

4 – Utilize tinta e glitter ecológicos

O glitter é sem dúvidas um dos maiores vilões do carnaval. Muita gente não sabe, mas partículas de glitter são feitas de microplásticos, um dos maiores causadores de poluição dos oceanos, como eu já mencionei aqui. Essas partículas, ao serem lavadas do corpo, passam pelos ralos e vão parar em rios e mares, sendo ingeridas por peixes e outros animais marinhos.

Nos últimos anos, opções de glitteres sustentáveis têm se popularizado e cada vez mais marcas tem lançados versões de glitter biodegradáveis.

Brilhow: o glitter da marca é produzido por duas biólogas marinhas e sua composição é de minerais e farinha de arroz. Ele é biodegradável, vegano e artesanal.

Pura Bioglitter: a marca vende glitter biodegradável, vegano e artesanal produzido a partir de algas marinhas e mica produzidos no Brasil.

Glitra: a marca vende maquiagem vegana produzida com manteigas, ceras e óleos naturais misturados à purpurina biodegradável à base de celulose de Eucalipto.

Eu comprei o glitter da Maria Bia no Vegan Club. Ele é vegano, feito com algas marinhas, corantes naturais, pó de minerais e carvão ativado.

O glitter é sem dúvidas um dos maiores vilões do carnaval. Muita gente não sabe, mas partículas de glitter são feitas de microplásticos.
Imagem: Bioglitter e Gel Iluminador da Maria Bia

Se você não puder ou quiser comprar glitter dessas ou de outras marcas, pode fazer seu próprio glitter em casa.

Glitter Ecológico Caseiro

Aprendi essa receita na 5ª Semana do Meio Ambiente da UFMG, em 2017.

  • 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
  • 3 colheres (sopa) água
  • corante alimentício (pode ser encontrado em lojas de festas em diferentes cores e até mesmo com brilho)
  • superfície plástica (pode ser uma peça de jogo americano, uma pasta brasil de superfície lisa…)
  • pincel culinário
  • liquidificador ou processador de alimentos

Basta diluir a gelatina na água e adicionar o corante com a cor (e brilho) de sua preferência (você pode aquecer a mistura para melhorar a diluição). Com um pincel, espalhe a mistura sobre a superfície plástica até que forme uma fina película uniforme. Deixe secar por algumas horas. Uma fina folha será formada. Rasgue- a em pedaços menores e bata no liquidificador para formar as partículas de glitter. Prontinho!

 

 

 

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *