Higiene e cuidados: guia de marcas preocupadas com a sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais presente em nossa rotina e em cada escolha que fazemos. Essa preocupação pode estar no momento em que cuidamos da casa, compramos roupas, jogamos o lixo fora, cozinhamos e também em nossa rotina  higiene e cuidados.

Já montei aqui um guia de marcas de maquiagem mais sustentáveis e, aqui, falei de alternativas sustentáveis aos cotonetes de hastes plásticas e ao algodão. Essas opções estão se popularizando a cada dia e assim como tem acontecido com produtos de maquiagem, a busca por produtos de higiene mais naturais, sustentáveis e veganos tem crescido, não só devido às ameaças que alguns dos ingredientes presentes nesses produtos podem trazer a saúde, como também por causa dos microplásticos, pedaços minúsculos de plásticos presentes em pastas de dente, xampus, géis de banho e esfoliantes (falei um pouco dos problemas que esses microplásticos tem causado ao meio ambiente aqui).

Higiene bucal

Atualmente, eu estou usando a pasta de dentes da Dentil, uma marca vegana, de preço bem acessível.
Imagem: meus produtos de higiene bucal

Pasta de dentes

Atualmente, eu estou usando a pasta de dentes da Dentil, uma marca vegana, de preço bem acessível, que utiliza xilitol, mas não é orgânica. Dentre outras marcas que conheço estão a Orgânico Natural e  Cativa, que são orgânicas e veganas e Boni Natural, que não é orgânica, mas é mais natural e vegana.

Escova de Dentes

As escovas de bambu têm se tornado cada vez mais populares. Comprei a minha primeira na Paz em Gaia, mas elas também podem ser encontradas em lojas como a Boni Natural e a B.Live.

Depois de comprar a minha primeira escova de bambu, comecei a questionar um pouco se são realmente sustentáveis, pois em e-mail a Boni, me disseram que compram as escovas na China e não obtive garantias de origem das escovas no site da Paz em Gaia. Para saber se essas escovas são realmente sustentáveis, precisaríamos ter a garantia de que o bambu está sendo cultivado de forma sustentável e que as pessoas que as estão fabricando estão sendo pagas, dentre outros fatores ambientais e sociais. Em e-mail para a B.Live e em suas redes sociais, eles me garantiram que suas escovas são fabricadas por um parceiro nacional, o que torna a rastreabilidade do produto bem mais fácil e a garantia de sustentabilidade bem maior.

Uma outra opção de escova mais acessível e mais facilmente encontrada é a escova Reach Eco da Johnson &Johnson, fabricada com 40% de plástico reciclado, retirado de sobras de outras linhas de produção. A marca também demonstra preocupação com sustentabilidade ambiental e social e investe na reciclagem de seus resíduos. Porém, a empresa não aborda ou possui nenhum selo que garanta que seus produtos sejam veganos livres de testes em animais.

Produtos para cabelo e corpo

Atualmente, estou usando sabonetes para corpo e para rosto da Granado.
Imagem: meus produtos de higiene

Sabonetes

Atualmente, estou usando sabonetes para corpo e para rosto da Granado. A marca investe em produtos sem corantes e fragâncias artificiais, nenhum de seus produtos é testado em animais e a maioria deles são livres de ingredientes de origem animal. Além disso, em 2007, a Granado optou por usar na maior parte de suas embalagens papel certificado com o selo FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), do qual já falei aqui.

A Loja Orgânico Natural vende sabonetes naturais, de base 100% vegetal e sem testes em animais e a Boni sabonete líquido sem parabenos, vegano e sem testes em animais. A Cativa vende sabonetes orgânicos, veganos e livres de testes em animais, assim como todos os seus demais produtos.

Shampoo e Condicionador

Atualmente, estou utilizando o shampoo de coco da Salon Line. Ele é livre de sulfatos, silicones, parabenos e óleo mineral, é vegano e livre de testes em animais. Produtos para cabelo como esse também podem ser encontrados nas lojas da Orgânico Natural, Cativa e Boni Natural. A minha pomada para cabelo é da Granado.

Hidratante corporal e desodorante

Atualmente, estou usando o hidratante corporal da Granado, mas existem várias opções legais, como as da Cativa e da Boni Natural. Há anos, tenho usado a receita de desodorante da Lauren Singer, do blog Trash is for Tossers, que foi o melhor desodorante que já usei até hoje ( a receita super simples está aí em baixo). Recentemente, comprei o desodorante da Boni para experimentar e gostei. Também há outras opções, como essa, da Cativa, essa, da Orgânico Natural e essa, da Bhava.

Receita de desodorante da Lauren

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de pó de araruta
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de manteiga de karité
  • Óleo essencial

Modo de preparo

  • Misture todos os ingredientes (exceto o óleo essencial) e os derreta em banho maria
  • Adicione gotas de óleo essencial (a gosto) e misture
  • Coloque a mistura em um pote e leve ao congelador por 20 minutos. Pronto!

Cuidados com o rosto

Os produtos para o rosto que tenho usado (hidratante, tônico e hidratante para os olhos) são da Cativa Natureza.
Imagem: meus produtos de cuidado para o rosto.

Os produtos para o rosto que tenho usado (hidratante, tônico e hidratante para os olhos) são da Cativa Natureza. Meu demaquilante comum ainda não acabou, mas em breve comprarei Espuma de Limpeza da Granado. Como esfoliante, utilizo bicarbonato de sódio diluído em água (evitando microplásticos).

Várias outras marcas fabricam produtos de cuidados com a pele mais sustentáveis, como a Souvie, Glory by Nature, Alva e Live Aloe.

Onde encontrar

Todas essas marcas possuem lojas online e algumas delas informam em seus sites onde seus produtos podem ser encontrados em lojas físicas. Porém, existem muitas lojas online que vendem cosméticos naturais, orgânicos e veganos de diversas marcas, o que torna a compra de cosméticos mais prática e barata, já que nos permite comprar cosméticos de diversas marcas e pagar apenas uma taxa de frete. Mencionei algumas dessas lojas online aqui.

A quantidade de produtos de higiene mais sustentáveis tem crescido bastante e a tendência é que cada vez mais marcas abracem essa preocupação. A diversidade de preços também é grande e, por isso, as escolhas também variam bastante de pessoa para pessoa. O que importa realmente é que façamos nossas escolhas com consciência, buscando causar o menor impacto possível com escolhas que caibam em nosso bolso.

 

Share
Facebook
Facebook
TWITTER
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *